5 Maneiras Simples de Melhorar sua Alimentação sem Radicalizar

Ovo, frango grelhado com batata doce. Alimentação saudável está longe de ser só isso. Comer bem não significa deixar de comer o que gosta e muito menos diminuir a quantidade de comida que come.

Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) decidi publicar esse artigo para você aprender dicas simples sobre como melhorar sua alimentação sem deixar de comer o que gosta.

Ao final desse artigo você vai descobrir 5 maneiras simples de melhorar sua alimentação sem precisar radicalizar.

 

Você vai ver nesse artigo:

  • Mais Saúde sem Radicalidades
  • 5 Maneiras Simples de Melhorar sua Alimentação sem Radicalizar:
    • #1 – Respeite suas individualidades
    • #2 – Comece aos poucos sua reeducação alimentar
    • #3 – Não retire alimentos que você gosta muito do cardápio [pelo menos por um tempo]
    • #4 – Coma refeições coloridas
    • #5 – Esconda vegetais na sua alimentação

Mais Saúde sem Radicalidades

receitas diferentes de vegetais na alimentação

Alimentação saudável significa melhorar a qualidade do que você ingere para se sentir mais disposto e evitar doenças. Ser mais produtivo, dormir melhor, se sentir melhor e ser mais feliz.

A alimentação aliada a outros pontos importantes da sua saúde como a prática frequente de atividade física tem o potencial de melhorar a sua vida em todos os aspectos.

Quando você passa a acreditar nisso, sua mudança acontece de uma maneira muito mais tranquila e natural.

A melhor parte é que você pode fazer tudo isso sem deixar de comer o que gosta e sem ser radical. Com algumas pequenas mudanças você já consegue sentir o resultado positivo e pode se inspirar a melhorar cada vez mais.

Foi o que aconteceu comigo. Se quiser saber mais sobre a minha história em relação a alimentação saudável, é só acessar esse artigo em que eu conto como isso aconteceu.

Vamos agora ver as 5 Maneiras Simples de Melhorar sua Alimentação sem Radicalizar.

 

5 Maneiras Simples de Melhorar sua Alimentação sem Radicalizar


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#1 – Respeite suas individualidades

Se uma dieta funcionou para um amigo, não significa que é a melhor opção para você.

O mesmo acontece com um alimento. Tem pessoas que tem alergias e por isso não podem ingerir determinado alimento. Isso deve ser respeitado na hora de escolher o que comer.

“Cada caso é um caso.”

No artigo sobre “dieta personalizada” você vai entender melhor porque uma dieta que funcionou para um pode não funcionar para outro. Afinal, nós somos diferentes um do outro e por isso uma coisa que dá certo para mim pode não dar certo para você e vice-versa.

Isso é explicado através do resumo de um longo estudo que mostra resultados bem diferentes com pessoas que seguiram a mesma dieta.

 

#2 – Comece aos poucos sua reeducação alimentar [mais detalhes]

Essa dica é super importante e muitos não dão a atenção devida a ela. Começar aos poucos é mais fácil e te ajuda a manter o estilo de vida mais saudável.

Manter seu novo estilo de vida é uma tarefa mais difícil do que começar. Por isso, vá com calma, aos poucos para se acostumar e para ver os resultados. Esse passo é tão importante, que eu cito ele em vários artigos, como em “Como ser saudável” e em ” 5 Passos para Transformar sua Alimentação em um Estilo de Vida Saudável“.

 

#3 – Não retire alimentos que você gosta muito do cardápio [pelo menos por um tempo]

A ideia aqui é evitar que você sinta que está sendo impedido de comer algo. Você pode comer o que gosta, portanto que tenha bom senso.

Algumas opções são:

  • encontrar maneiras mais saudáveis de ingerir o alimento,
  • estipular uma frequência para você ingeri-lo, uma vez por semana por exemplo.

É claro que cada caso deve ser analisado individualmente.

 

#4 – Coma refeições coloridas [mais informações]

Deixe seu prato o mais colorido possível. Varie nos legumes, verduras, grãos e proteína. Isso vai te ajudar a ingerir uma grande variedade de nutrientes.

Quanto mais cores diferentes você conseguir comer, melhor. Cada cor representa a predominância de um nutriente, ou seja, quanto mais colorida for sua refeição, mais nutrientes você estará ingerindo.

É uma forma visualmente fácil de saber que sua refeição está rica em nutrientes.

 

#5 – Esconda vegetais na sua Alimentação

Nesse artigo mais completo, você vai aprender a adicionar vegetais (verduras, legumes, leguminosas, etc) na sua alimentação sem perceber. São algumas maneiras diferentes de tornar seus pratos mais saudáveis.

Além disso, você também vai ver como aprender a comer vegetais através do vegetal “porta de entrada”.

 

Dicas Bônus!

Mais dicas para ter uma alimentação mais saudável:

Outro ponto importante que você precisa ter em mente é que um estilo de vida saudável é uma habilidade, assim como andar de bicicleta, e por isso requer prática e boas instruções.

A dificuldade para emagrecer ou apenas ter uma vida mais saudável acontece porque a maioria das pessoas não entende que para conseguir você precisa da motivação certa, instruções certas e a prática de hábitos saudáveis.

Sei que não é fácil, mas depois de entender isso, se torna um processo muito mais fácil e natural. Acredite!

CONCLUINDO…

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Não tem segredo. Não tem fórmula mágica. Para melhorar sua alimentação você só precisa de algumas instruções e testes para ver o que funciona melhor pra você. Sempre respeitando sua individualidade.

Acredito que com essas dicas fica muito mais simples de você ter uma alimentação mais saudável sem radicalidades.

Convido você a testar. Comece hoje mesmo a colocar pelo menos uma dessas dicas em prática e perceba o resultado.

Deixe um comentário abaixo contando sua experiência! 

[crédito das imagens: pixabay, unsplash]