Como Seguir seu Plano de Vida Saudável para 2017 SEM Depender da Força de Vontade

Estamos no final de ano e você deve estar pensando:

“O ano já está acabando e eu não consegui ____________.”

“Como ter força de vontade para conseguir o que quero?”

e também

“Preciso começar a pensar nos meus planos para o ano que vem.”

Se você, assim como a maioria das pessoas, está pensando assim, aconselho que continue lendo esse guia sobre como alcançar seus objetivos do ano sem depender exclusivamente da  força de vontade.

Emagrecer, comer mais alimentos naturais, praticar exercício físico regularmente ou qualquer outro objetivo,você pode alcançá-lo se seguir as instruções a seguir.

Nesse artigo você vai ver:

  • Como (não) ter Força de vontade
  • Se não é força de vontade, o que é então?
  • Quem são essas pessoas?
  • Como elas fazem isso?
  • O que fazer? Plano de Ação

Como ter Força de Vontade (só que não)

Se você está preocupado em como ter força de vontade para emagrecer ou qualquer outra coisa, não precisa mais. Tenho uma maneira melhor para você conseguir alcançar o que quer no ano que vem.

Não precisa mais ficar buscando frase de força de vontade, se inspirando para resistir a tentações.

Estudos recentes mostram que para alcançar seus objetivos o segredo não é ter força de vontade.
Wooooow! Isso é incrível e chocante ao mesmo tempo. Porque se aceitarmos que a força de vontade não é tão necessária, podemos nos sentir melhor e mais normais por cair em tentação. E dessa forma, podemos mudar nosso foco da força de vontade para a solução dos nossos problemas como a obesidade, por exemplo.

Uma pesquisa da Universidade de Chicago aponta que 75% dos americanos dizem que a falta de força de vontade é a principal barreira contra o emagrecimento. Sendo que os resultados das pesquisas mostram que a grande quantidade de obesos é resultado de vários fatores como: genética, influência do ambiente alimentar,etc. E ainda aponta que não é culpa da força de vontade.

Esse é um engano que muitos de nós cometemos. Colocamos a culpa do nosso fracasso em conseguir algo na “falta de força de vontade”.

Nesse artigo sobre como encontrar sua real motivação para emagrecer eu também comentei um pouco sobre isso.

Se não é a força de vontade, o que é então?

A publicação de uma pesquisa no Social Psychological and Personality Science Journal mostra que temos que parar de dar tanta importância a “força de vontade” e em vez disso, ajudar as pessoas a alcançar seus objetivos com menos esforço.
Para isso, temos que fazer como as pessoas que não precisam usar sua força de vontade para conseguirem o que querem.

Quem são essas pessoas?

As pessoas que conseguem alcançar seus objetivos, como emagrecer, ter uma vida saudável ou qualquer outro objetivo de vida, normalmente são aquelas que evitam as tentações e que sabem o porquê precisam fazer algo.

Algumas características das pessoas que não precisam de força de vontade (de acordo com uma pesquisa de 2011 do Journal of Personality and Social Psychology):

A pessoa que tem um melhor autocontrole normalmente gosta de atividades que a maioria resiste como ter uma alimentação saudável, fazer exercícios e estudar. Pessoas com bom autocontrole aprenderam a cultivar bons hábitos. Algumas passam por menos tentações que outras. É mais fácil ter autocontrole quando você tem recursos para te ajudar (ambiente favorável, dinheiro, incentivo).

“ Ainda existe uma forte hipótese de que usar o autocontrole e a força de vontade para conseguir o que quer pode ser benéfico… mas, a longo prazo não é.”

Isso já está sendo comprovado por estudos recentes que apontam que ensinar as pessoas a resistir as tentações só pode ser bom a curto prazo ou ainda pode ser um fracasso total.

“Parece que não somos tão bons em autocontrole”

É o que diz Brian Galla, psicólogo da Universidade de Pittsburg nos Estados Unidos.
Acredito que ele quis dizer que o autocontrole é algo muito difícil de se manter e por isso, precisamos de alternativas melhores para resolver nossos problemas ou alcançar nossos objetivos.

Como elas fazem isso?

As pessoas que conseguem cumprir seus objetivos não necessariamente tem maior força de vontade, elas apenas não se dão ao trabalho de precisar resistir as tentações o tempo todo.

Por isso, minha dica é: pare de procurar força de vontade e resistir as tentações. Comece a evitar as tentações.

Por exemplo, para emagrecer, elas evitam ir ou até passar por uma loja de doces (se gosta muito de doces), uma cervejaria (se gosta de cerveja) ou uma sorveteria (se gosta muito de sorvete).
Não comprar alimentos que não são saudáveis é uma outra forma. Afinal, se você não tiver opções pouco saudáveis, você vai comer as saudáveis.

Isso faz com que pareça que elas tem uma enorme força de vontade, quando na verdade elas são as pessoas que menos precisam dela.

Essa estratégia de não precisar usar a força de vontade está diretamente relacionada ao ambiente favorável que já citei em outro artigo. Ele facilita muito a sua vida e evita que você tenha que resistir as tentações.

Aplique essa estratégia e tenho certeza que ela vai facilitar muito a sua jornada rumo ao seu objetivo. Seja ele qual for.

Depois de ler alguns artigos sobre esse mito da “força de vontade” eu percebi que aplico essa estratégia intuitivamente. Eu não tenho tanta dificuldade em seguir uma alimentação e vida saudável porque eu me condiciono para isso.

Só compro alimentos saudáveis para minha casa, evito ir a lugares que tem chocolate (que eu gosto muito), procuro ter sempre por perto lanches como mix de castanhas, frutas. Além disso, vou para academia todos os dias no mesmo horário e estou sentindo a minha evolução desde que comecei.

E outro ponto muito importante que eu faço e que recomendo é de que quando estou com muita vontade de comer um chocolate, eu pego um pedaço de um chocolate de no mínimo 70% cacau. Sem radicalidades, de vez em quando não tem problema.

Não pense que sempre gostei desses chocolates amargos. No início era difícil, mas como eu sei que o chocolate ao leite me deixava enjoada quando eu comia e não me fazia bem, foi muito mais fácil de me dar a chance de experimentar o chocolate mais amargo. E hoje eu até gosto e prefiro.

O que fazer? Plano de Ação

E assim você pode começar seu ano e cumprir seu plano de ser mais saudável ou qualquer outro objetivo que queira. E a melhor parte, sem depender da “super força de vontade”.

Espero que você tenha gostado e que seja útil pra você.

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Por hoje é só, pessoal!

[crédito das imagens: pixabay, unsplash]